terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cecilia Beaux



Pintura de 1887
Nesta semana tomei, como um exercício de pintura com pastel, uma obra da artista norte-americana do século XIX, Cecilia Beaux (esta imagem ao lado). Enquanto fazia o estudo no atelier, um amigo me perguntou se o fato de quase não termos mulheres pintoras de destaque no mundo, não me incomodava. Incomoda, sim, pela injusta discriminação sofrida pela mulher durante séculos, através da história. Pouco se sabe sobre grandes pintoras e artistas. Sabemos de holandesas, alemãs, italianas, francesas, norte-americanas, mexicanas, portuguesas, brasileiras. Mas sempre nas sombras dos mestres do sexo masculino. Felizmente desde o começo do século XX, essa situação começa a trazer alguma mudança.
Fui ver quem exatamente era esta quase desconhecida artista, apesar do alto nível da sua obra, muito parecida com a pintura de John Singer Sargent, contemporâneo dela. Fui saber um pouco de sua história.

Cecilia Beaux
Cecília Beaux  nasceu em 1º de maio de 1855, na Filadélfia, EUA. Era a filha mais nova de um comerciante de seda de origem francesa, Jean Adolphe Beaux.  Sua mãe, Cecilia Kent Leavitt, morreu 12 dias após dar à luz a Cecilia, aos 33 anos de idade. Ela e sua irmã foram criadas pela avó materna e tios, porque seu pai, incapaz de suportar a tristeza da perda da mulher, voltou para a França. Durante 16 anos, ele fez apenas uma visita às filhas em Filadélfia.
As irmãs foram educadas pela avó e pela tia Emily e seu marido, William Foster Biddle. Cecilia dizia que depois de sua avó, seu tio foi a influência mais forte e mais benéfica que ela poderia ter tido. Dele recebeu inclusive apoio financeiro, especialmente nos dias difíceis das Guerras de Secessão.
Em sua adolescência, na companhia do tio Willie, ela pode ir, pela primeira vez, a uma exposição de arte importante, na Academia de Belas Artes da Pensilvânia. Ela já desenhava, como ela descreveu, de uma forma realista e um “pouco perfeccionista”. Na escola, ela estudava Francês e História Natural. Mas não tinha recursos para pagar a taxa extra para as aulas de arte. Só aos 16 anos, começou a ter aulas no atelier de um artista. Em seguida, estudou durante dois anos com o pintor Francis Adolf Van der Wielen, que ensinava perspectiva e desenho de anatomia. Mas a ela, por ser mulher, não era permitido o estudo da anatomia humana, nem podia assistir às aulas de desenho com modelos vivos (modelos que muitas vezes eram prostitutas).

Cabeça de mulher
Aos 18 anos, Cecilia Beaux foi nomeada professora substituta de desenho na Escola Miss Sanford, substituindo outro professor. Ela também deu aulas particulares de arte, enquanto produzia arte decorativa e retratos de pequeno porte. Seus próprios estudos foram, em sua maioria, feitos por ela mesma, sozinha. Foi assim que ela fez sua primeira litogravura e se tornou ilustradora científica, criando desenhos de fósseis. Nesta fase, ela ainda não se considerava uma artista.
Beaux frequentou a Academia de Belas Artes da Pensilvânia, em 1876. Depois teve aulas com William Sartain, um artista de Nova York. Na sequência, montou seu próprio atelier, que compartilhava com um grupo de artistas mulheres. Com o tempo, ela passou a receber encomendas de retratos e já recebia dinheiro por eles.
Aos 32 anos, apesar do seu sucesso na Filadélfia, ela decidiu que ainda precisava avançar em suas habilidades técnicas. E partiu para Paris. Lá, ela estudou na Académie Julian, a maior escola de arte de Paris, assim como na Académie Colarossi. Recebeu críticas de dois mestres já consagrados, como Tony Robert-Fleury e William-Adolphe Bouguereau. Ela escreveu que Fleury era mais duro do que Bouguereau, mas disse que “faremos tudo que pudermos para ajudá-la”. Ao que Cecilia disse que aceitava, pois “esses homens me conhecem e reconhecem que eu posso fazer alguma coisa.” Vale ressaltar que após 1860, diversos pintores e pintoras norte-americanos se dirigiram para Paris, com a intenção de estudar. Lá, eles viveram de perto os intensos debates entre os pintores impressionistas e os mais ligados ao neoclassicismo. Assim como as novidades estéticas e filosóficas da Arte Realista de Gustave Courbet. Isso influenciou muito a pintura norte-americana. Mary Cassat, por exemplo, foi bastante influenciada pelos impressionistas.

Retrato de James Murdock Clark Jr
Quando Cecilia chegou a Paris, os impressionistas já eram conhecidos e recebiam severas críticas dos pintores clássicos. Eram eles: Degas, Monet, Sisley, Caillebotte, Pissarro, Renoir  e, uma mulher, Berthe Morisot. No verão de 1888, ela tentou aplicar as técnicas plein-air da pintura impressionista, mas não se saiu bem. Ao contrário de Mary Cassatt, outra artista norte-americana que havia chegado 15 anos antes dela e que tinha absorvido o temperamento artístico dos impressionistas, Cecilia Beaux era demais precisa e verdadeira. Continuou a ser uma pintora realista até o fim da vida.
Ela admirava artistas clássicos como Ticiano e Rembrandt e sua formação europeia influenciou sua paleta. Ela adotou uma coloração mais branca e pálida em sua pintura a óleo, retratando particularmente mulheres, numa abordagem que também era a mesma de John Singer Sargent.
De volta aos EUA em 1889, Cecilia começou a pintar retratos de pessoas de sua família, assim como fazia retratos por encomenda. Já havia tomado a decisão de se dedicar exclusivamente à arte, e, com isso, também achava que era melhor não se casar. Quando tinha namorados, tinha o cuidado de se envolver somente com homens que não ameaçassem sua carreira. Ela mantinha uma rotina de trabalho disciplinado. Os cinco anos que se seguiram foram altamente produtivos, resultando em mais de quarenta retratos.

Mulher com o gato, 1895
Começou a expor em Salões de Arte nos EUA e na França, recebendo vários prêmios por seu trabalho. Em 1895, Cecilia Beaux se tornou a primeira mulher a ensinar regularmente na Academia de Belas Artes da Pensilvânia, onde ela deu aulas de retrato, de desenho e pintura, durante os próximos 20 anos de sua vida.
Cecilia Beaux, que não podia fazer desenhos de modelo vivo quando era aluna, recebeu um elogio digno de trazer orgulho às mulheres. Em 1896, quando regressou à França para uma exposição de seus quadros no Salon de Paris, ouviu de um influente crítico francês, Henri Rochefort, que ele era obrigado a admitir “não sem algum desgosto” que poucos homens eram bons o suficiente para competir com “a senhora que nos deu este ano o retrato do Dr. Grier”…
Em 1910, com 55 anos de idade, Beaux era altamente produtiva. Em cinco anos, ela pintou quase 25 por cento de toda sua obra, e recebia, em vida, cada vez mais reconhecimento. Apesar de sua produção contínua e dos elogios, no entanto, ela estava trabalhando contra a corrente e os gostos e tendências que surgiam na arte. O famoso “Armory Show” de 1913 em Nova York foi uma apresentação histórica de 1.200 obras do modernismo que começava a dar seus primeiros passos.

Em 1924, numa caminhada em Paris, ela caiu e quebrou o quadril, acidente do qual ela jamais se recuperou completamente. Sua produção diminuiu. Em 1930, publicou uma autobiografia. No mesmo ano, foi eleita membro do Instituto Nacional de Artes e Letras. Em 1933 chegou a membro da Academia Americana de Artes e Letras, que dois anos depois organizou uma exposição que foi a primeira grande retrospectiva do trabalho de Cecilia Beaux.
Embora hoje ofuscada por Mary Cassatt, pintora norte-americana mais conhecida, ela foi altamente considerada em seu tempo. Ao entregar a ela uma Medalha de Ouro ofertada pelo Instituto Carnegie, em 1899, William Merritt Chase declarou: “Miss Beaux não é só a maior pintora mulher que vive, mas a melhor que já existiu. Cecilia Beaux fez acabar inteiramente com a diferença  de gênero na arte".
Ela morreu com a idade de 87 anos, no dia 7 de setembro de 1942.


Homem com o gato

Neste video abaixo, podem ser vistas diversas outras pinturas de Cecilia Beaux:


Nenhum comentário:

Postar um comentário